Video Avatar 7

Afinal quem é o peixe?!? 09/04/09

E o peixe sou eu não? Epá vejam está jogada e digam me afinal quem é o peixe? Eu acho que não sou eu mas as vezes nunca se sabe.


Existe uma expressão no poker que nenhum jogador gosta de ouvir:

- Peixe

- Fish

- <><

Quando alguém te chama peixe, é sinal que tiveste sorte para ganhares o pote, especialmente no river. Por exemplo:

Tu tens:

5s7c

O teu adversário tem:

AdKs

O teu adversário faz um raise 3 vezes a big blind e tu fazes call.

Vem o flop:

AcAhTc

O teu adversário faz um raise de 8 vezes a big blind e tu fazes call.

Vem o turn:

3c

O teu adversário faz um raise de 8 vezes a big blind e tu fazes call.

Vem o river:

9c

Como podes ver neste caso tu és o peixe. Andas-te a fazer call e tiveste bastante sorte em teres um Flush. Mas se continuares a jogar assim mais cedo ou mais tarde vais acabar por perder o dinheiro/chips todas.

Peixe é uma expressão que tento evitar usar, verdade seja dita já devo ter dito umas quantas vezes especialmente <>< .

Mas tento mesmo evitar, por diferentes razões se calhar o adversário pensava que estavas a fazer bluff, se calhar esta a tentar fazer um bluff.

Também já foi peixe por ter uma leitura errada do meu adversário.

Mas neste vídeo acontece o engraçado, sou chamado peixe quando sinceramente olho para a jogada e penso: “Afinal quem é o peixe? Sou eu? Ou ele?”

You need to a flashplayer enabled browser to view this YouTube video

O meu pensamento nisto tudo:

Estou na ultima posição aparece me um A7 do mesmo naipe, ainda ninguém aumentou faço limp.

Vem o flop tenho um par de 7, não é lá grande coisa especialmente com uma rainha no flop, mas ninguem aumenta. Como estou a ultima posição e até tenho um par faço um pequeno raise para ver se consigo ganhar o pote.

Fazem call, ok ou estão a pescar ou slowplay, mas slowplay não é lá muito bem pensado só se tiverem três iguais.

Vem o turn todos fazem check mas agora tenho um par de 7 e a tentativa de um Flush. Ninguem faz raise… hmm tentar roubar o pote faço um pequeno raise em comparação com o pote.

Todos fazem call! Ok neste momento estou o pouco confuso penso que um deve ter um par de 7 tambem e o outro deve estar a pescar um straight.

Vem o river e é o que é.

O jogador adversário chamou-me peixe e mais alguns nomes, mas sinceramente eu posso ter sido peixe noutras jogadas, agora nesta?!?

O que acham?



Podes deixar uma comentário, ou trackback do teu site.

7 comentários neste artigo

 

Ola a todos. não sabia mt bem onde introduzir o meu comentário e algumas ideias da experiência que tenho por isso decidi aproveitar o tema do “fish” para começar. espero que o Moderador não se importe.

Antes de mais gostaria de dizer que jogo poker há 4 anos e no pkr ha 2.

Sou o tipico jogador de cash games, uma vez que a minha vida profissional não me permite jogar longas horas seguidas…nos MTT, mas gosto muito apesar de ser um poker totalmente diferente do cash. Contudo os principios são os mesmos.

Começei no pkr com uma cave de 25 dol e em mesas de 2 para 4 centimos, apesar de jogar poker ha algum tempo.

Ao longo da minha jornada como jogador amador, fui tentando aprender a ler as mãos, a mesa etc, no sentido de ir crescendo como jogador. Sim fiz imensas “fish plays”!!, mas esse conceito é mt relativo em função do nível em que nos encontramos. o que quero dizer com isto? é que o nível de jogo depende sempre do nível em que actuamos.

Entretanto fui crescendo, fui cometendo inumero erros tb, mas tentava sempre minimizar os danos (um dos segredos do poker, quando não perceberes bem a jogada..desiste). Hoje em dia faço um fold de AA com a mesma rapidez que faço um 7 2 (hammer) por exemplo.

E ai foi quando aprendi a maior lição: alguns meses depois, tava a jogar esporadicamente nas mesas de 2-4 3-6, quase com 50% da bbrol!!!!!!

Mais do que o erro fundamental e determinante da gestão da banca (que na minha opinião não deve exceder mais de 5-7% da bbrol, ou seja, jogue 1,2,3 ou 4 tables, o valor investido não deve ultrapassar mais de 5-7%), foi não perceber ou saber, que nesses níveis eu sou o verdadeiro Fish!! apesar de toda a experiência que tenha nos níveis anteriores. Porquê? porque estamos a jogar contra pessoas que ja jogaram como nós e sabem perfeitamente ler após flop ou turn em que ponto é que nós estamos. Eu próprio no meu nível 0.25-0.50dol tables, consigo fazer isso mt bem a quem vem de nível inferior. Então julgava que já era crack e podia ir mais para cima, e de facto até dava vontade de rir, pois são milhares de mãos a mais que eles têm sobre mim, que já conhecem todos os meus passos!!! De facto houve um período que por SORTE ganhei alguma coisa cheguei aos 3k, leventei 1.5k e fiquei la com outro tanto, mas rapidamente perdi 600dol e cai na terra. foi a melhor coisa que me podia ter acontecido. desde ai tenho estudado bastante sobre poker e jogado sempre em 4 mesas consolidando aquilo que ja sei e ir introduzindo novos dados na leitura e na acção, com vista à passagem para o nível seguinte 0.50-1dol tables. Meus amigos, não se iludam, o processo de aprendizagem é lento e gradual, são precisas milhares de mãos para sermos de top (level top player) ou seja, sermos bons no nível em que estamos seja ele de 0.02-0.04 ou por ai para cima.

Isto tudo para referir que o conceito de fish é relativo e varia de nível para nível, eu posso ser um optimo jogador num nível e um autentico peixe num mais acima.

O exemplo acima referido, nas figuras, penso que é num torneio de baixo valor, onde o nível de jogador que faz isso é o mais baixo de todos, pois para mim aquilo não é sequer ser fish, mas sim estupido!lol

Uma coisa é certa para sermos bons jogadores temos de jogar todos os dias, apontando tudo, todas as informações necessárias para raisar o nosso jogo. e subindo degrau a degrau, quer tenhamos mt ou pouco dinheiro na nossa vida.

Já não vinha cá ha algum tempo, mas prometo voltar pois por entre outros aspectos relacionados com o site claro, procuro a resposta para um pergunta fundamental:

– Quando estamos a jogar contra um jogador que´conhece os “teus” (standard) movimentos todos, que tem mais 10000 horas de poker que tu ou mais, que sabe que os movimentos que fazes são os dos livros e são capazes de bater-te facilmente mesmo tu tendo uma top hand (AA KK), como podes derrota-lo? será que podes derrota-lo? eu acredito que sim, apesar de ser muito muito dificil e só dará para algo pontual……mas isso fica para um proximo assunto.

Cumps e parabens pelo site

 
Jota Setembro 15, 2009 Reply

Boas Ricardo, não têm problema nenhum, comentários destes são sempre bem vindos.

Concordo plenamente contigo.

Eu sou mais jogador em MTT, por diferentes razões, uma delas é mesmo o que dizes quando sobes um nível em cash games o jogo muda, e eu não me consigo adaptar.

Gostava muito de saber jogar melhor em cash tables mas não me sinto à vontade, e não consigo ler tão bem as mãos dos meus adversários como em MTT.

Essa é uma das diferenças entre Cash games e MTT, em MTT não notas tanto os “níveis”.

Senão te importares gostava de te fazer-te umas quantas perguntas.

A minha bankroll vem toda de torneios MTT onde já tive bons resultados. No teu comentário dizes que não devemos exceder 5% a 7%, concordo plenamente contigo apesar de eu esticar me um bocado e as vezes vou para 10%.

Agora para um novato em cash games, apesar de ter bankroll para jogar se calhar a nível 0.25 – 0.50 deveria começar por esses níveis ou é melhor é começar por 0.04-0.08?

Como dizes jogas no PKR, e também um dos aspectos importantes é apontar tudo. Outras casas online como full tilt, pokerstars tens a oportunidade de fazer isso mais facilmente com software, o que escassa no PKR, logo a minha pergunta é qual a tua estratégia? Excell? Que tipo de informação apontas?

Em relação a tua pergunta gostava mesmo muito poder responder-te mas amigo sinceramente acho que tu já tens 10000 horas a minha frente.

Muito obrigado pelo o teu comentário, volta sempre.

 

Ola Jota, é um prazer puder contribuir naquilo que puder, apesar de como já disse sou ainda um novato. Tou com 4 anos de poker e tens a Sicklife com mais ou menos 8, Soosick, Giveyourcash, dannykk etc com mais de 10anos….todos top players do pkr.

Respondendo à tua pergunta, digo-te exactamente aquilo que disse no post anterior. A resposta é não. Deves começar no máximo nas mesas de 0.5-0.10dol. Porque? precisamente porque se não tas rotinado em cash e por muito bom que sejas és facilmente batido nos níveis seguintes… acredita que é verdade!! Tens bbrol Optimo, assim puderas ter banca para cometer erros e testando uns outros “erros”, passado algum tempo vais sentir-te com uma dinâmica mt forte vais bater mt gente e vais sentir necessidade de evoluir, e ai vais querer subir, e quando subires vais sentir logo um diferença enorme. com o tempo se tiveres paciência, mt paciência vais ser um top player nessas mesas, mas não te iludas..serás um fish para os de top nos níveis seguintes que cada vez são mais…Há medida que sobes de nível aumenta o numero de jogadores bons e de top… uma coisa impressionante passa-se nos níveis de topo, onde os jogadores são sempre os mesmos e tem de ser mt criativos para vencer os adversários…

Eu gosto de ser metodico, sim aponto num ficheiro absolutamente normal, as mãos, bad beats, como foram e se foram realmente bad beats… e fundamentalmente aleitura que faço das jogadas e resultados… se resultam mt x ou poucas x. Depois coloco tudo num quadro com as minhas jogadas “standard”, naturalmnte que tenho de as rever num nível seguinte pois apesar de resultarem para mts, para aqueles melhores que eu, não resulta e tenho de encontrar soluções e isso demora tempo..mt tempo

Vou te só dar uma das minhas notas a titulo de exemplo (um facil): tens J 7 de cor tas em dealer e fazes call a um raise alto, à partida estas a perder claramente na mão mas vamos ao flop: sai J espadas, 10 espadas e 4 de ouros, com a forma que ele jogou e apostou coloquei-o com: hipotese 1 Ak; hipotese 2: flush draw, tudo bem, bet, call, Turn 2 de ouros, outro bet forte e eu call, river 5 de ouros. o tipo faz all in e eu call. tinha AK mas de espadas!! Tinha 13 outs, mais os outs do A e K e jogou bem, mas eu ja tinha visto aquilo mts x…

A conclusão que se tira é que 87% dos jogadores que me fizeram isto estavam em draw, e destes 90% tinham uma stack media do máximo da mesa. Para o mesmo se passa de fizesse slow play..primeiro queria ganhar logo ali o pote com reraise alto, mas agora percebi que me compensa mais esperar que não pinte para ele paa depois em tilt me dar as fichas todas… olha são ideias não standard, mas que eu defendo neste nível claro…

Claro isto é só um exemplo prático e facil de leitura que não é necessariamente igual para níveis mais acima

Mas olha sempre que não percebo bem uma jogada…desisto nem que seja com AA

No jogo não brinco…jogo em função sempre da posição, conto os outs etc. nas probabilidades e como jogo em 4 mesas e o tempo é pouco, faço a contagem das odds com a regra básica e que toda a gente sabe de 4x para flop e 2x para turn. Não dá para mais…

A minha stack esta nos 2,3k, entro sempre com 200dol em 4 mesas, mas o meu objectivo não é ganhar dinheiro!! nada disso!! aliás, é mt cedo ainda para pensar nisso, é sim ganhar stack para puder subir de nível e evoluir mais, mas tudo a seu tempo. Um dia se conseguir chegar la em cima, e nunca menos de 5 anos, ai poderei pensar nisso, porque tenho mt mas mt para aprender primeiro.lol

Exemplo: Só con sigo jogar em 6-seat, torneios de 6 seat apenas joguei 2 no pkr para exprimentar e dei-me bem, mas com 10 jogadores a musica é outra.. mas isso fica para outras conversas.

Abc

 
Jota Setembro 16, 2009 Reply

Ricardo, muito obrigado pelas as respostas.

Sem duvida que vou seguir o teu conselho e vou começar a praticar nas cash tables de 0.5 / 0.10 e vou meter os resultados no site.

Durante uma semana vou jogar em duas mesas de 0.5 / 0.10 e ver se consigo apanhar o jeito.

Em relação aos teus apontamentos vê-se que já vais muito a frente, eu normalmente só tenho uma folha de excell onde aponto o dinheiro que entrei e o dinheiro que saí. Tenho mesmo que começar a dar mais importância a analisar outro tipo de informação.

Deslargar AA sinceramente ainda não tive a qualidade para o fazer, mesmo quando sabia que a minha mão estava batida.. Eu sei, erro meu (mas custa tanto) e só com erros e que ando para a frente, tenho é que evitar de fazer outra vez.

Obrigado mais uma vez, e aceitei o convite no PKR obrigado, com sorte encontro-te nas mesas :)

 
Ricardo "ArMoSlAvE" Ribeiro Setembro 16, 2009 Reply

Ora essa amigo, mas sabes é sempre um opinião. E como todas as opiniões tem o seu quê de subjectividade… em relação ao ser dificil largar o AA ou similar…bem ando sempre à procura dos jogadores que não conseguem..e como eu.. ha mesmo mesmo muitos!! Agora eu sei que custa..mas segue o teu instinto, tu vais sentir que estás a perder, não vais ao turn ou ao river, simplesmente desiste, e depois vais encarar um AA simplesmente como 1 par…que é o mais baixo do poker, tirando carta alta claro… abc e fica bem

 
Jota Setembro 16, 2009 Reply

Estou te a ver nas mesas e estou com uma vontade enorme de me sentar, apesar de não ser o meu nivel.

Epá acho que me vou sentar, apesar de ser um erro.

 
Jota Setembro 16, 2009 Reply

Epa sentei me, se me chamarem peixe eu sei que sou, estou muito acima do meu nivel. So espero nao causar nenhum bad beat a ti.

Peço desculpa já em avanço.

Deixar um comentário

Fechar

Deixa um comentário